Com seca de 2 meses, Dourados liga sinal 'amarelo' e população deve economizar água

DOURADOS NEWS


Sem chuvas expressivas há mais de dois meses, Dourados já começa a ligar o sinal amarelo no que diz respeito ao abastecimento de água.

Apesar de ainda não se encontrar em uma situação preocupante, o alerta é para a população utiliza-la de forma consciente. 

De acordo com o gerente regional da Sanesul no município, Madson Valente, atualmente o nível do Rio Dourados está um metro abaixo da média dos 2,20m. O local é responsável por boa parte da captação de água para tratamento e distribuição aos mais de 220 mil habitantes da cidade. 

Além disso, outros cinco ‘poções’ provenientes do Aquífero Guarani, ajudam no abastecimento, sem qualquer tipo de alteração com a seca. 

“Essa estiagem prolongada nos preocupa, porque os nossos mananciais, no caso aqui o Rio Dourados, tem média de nível de 2,2m e hoje está com 1m20. Temos cinco poções do Aquífero Guarani, não há nenhum tipo de alteração e outros 15 poços que produzem de 30 a 70 mil litros de água por hora, em situação tranquila. Mas, uma previsão de estiagem prolongada, isso pode passar a nos deixar ainda mais preocupados, porque se os poços perderem nível, isso pode comprometer o abastecimento regular”, disse ao Dourados News.