Incêndios já devastaram mais de 70% de parques na fronteira de Mato Grosso do Sul

O comandante do Corpo de Bombeiros de Pedro Juan Caballero passou mal e precisou ser atendido por socorristas

MIDIA MAX


Os focos de incêndios que atingem o Parque Cerro Corá, região histórica de Pedro Juan Caballero, no Paraguai, e já afetam cidades paraguaias e também brasileiras. As chamas já consumiram mais de 70% dos 5 mil hectares da área, segundo informações de especialistas, e seguem em grandes proporções.

Os bombeiros já trabalham no local há vários dias, mas o incêndio não cessa e continua a devastar a floresta, enquanto no país os bombeiros voluntários relatam incêndios em praticamente todos os departamentos.

Segundo o Corpo de Bombeiros de Pedro Juan Caballero, as ações estão intensas nas áreas atingidas pelos incêndios, por isso muitos voluntários e soldados estão sendo mobilizados para compor as brigadas contra incêndios. Além disso, muitas pessoas estão feridas e precisando de atendimento médico.

O próprio comandante do Corpo de Bombeiros de Pedro Juan Caballero, Isidro Zarate, que acompanhava as operações nas áreas mais atingidas pelo fogo, teve problemas respiratórios e teve que ser atendido por uma equipe de socorristas.

Neste final de semana, além de utilizar efetivos tanto da cidade paraguaia, quanto de Ponta Porã, enfermeiros, médicos e socorristas da UCP (Universidade Central do Paraguai) foram deslocados para prestar apoio.  O tráfego na rodovia PY 05 teve que ser interrompido.

As chamas consumiram árvores antigas e coqueiros, além de ter matado vários animais. Este foi o terceiro incêndio dentro do parque, somente este ano. O primeiro caso ocorreu em maio. As autoridades paraguaias disseram que uma faísca provocada por um carro estragado teria provocado o incêndio.

O Parque San Luis foi 80% afetado pelo fogo, enquanto o Parque Nacional Paso Bravo também sofreu incêndios. As autoridades montaram uma operação neste sábado no Chaco, devido à possível entrada de fogo da Bolívia.