MS retorna de competição nacional com 19 medalhas e posições de destaque


A 68ª edição da maior competição universitária da América Latina, os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), chegou ao fim neste domingo (17), em Brasília (DF). Entre 3,5 mil atletas de 271 instituições de ensino superior, das 27 unidades federativas, a delegação de Mato Grosso do Sul retornou com 19 medalhas, além de experiência adquirida em meio a atletas de ponta e posições de destaque em diversas modalidades. 

Os atletas sul-mato-grossenses foram ao pódio no atletismo paradesportivo, wrestling (luta olímpica), tênis de mesa, tênis, karatê, judô, handebol, futsal, xadrez, basquete e voleibol. A equipe do estado foi composta por 124 atletas, que disputaram 13 modalidades individuais e coletivas.

 
Foram representadas na competição nacional cinco instituições de ensino superior do estado: Centro Universitário da Grande Dourados (Unigran) - matriz e capital, Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande (FESCG), Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Dalton Hian de Andrade foi o principal destaque da delegação, ocupando duas vezes o lugar mais alto do pódio, no atletismo paradesportivo. O sul-mato-grossense, representando a UCDB, ficou com o ouro nos 100 e 200 metros rasos, na classe T11 (cego total), ao lado do atleta-guia Hugo Pedro Gimenez. Ambos tiveram como técnico Daniel Sena, um dos nomes mais respeitados no país quando o assunto é paratletismo.

A técnica Karina Dopper comandou os atletas de tênis de mesa, da Unigran Capital, que trouxeram para casa quatro medalhas: ouro na dupla mista, prata no geral feminino e masculino, e bronze na dupla masculina. “Para os nossos atletas é uma motivação, porque vieram de uma temporada de pandemia, com número reduzido de treinos e sem competições. Essa é a primeira competição a nível nacional dos meninos neste período. Foi muito proveitoso o evento e estamos felizes com nossa colocação”, destacou.


“O nível dos JUBs é forte. Foi bacana principalmente para os nossos atletas que nunca haviam jogado contra mesa-tenistas deste nível, experimentaram isso e conseguiram se sair muito bem, batendo de frente. Queremos voltar no ano que vem com força total para brigar entre os grandes mais uma vez”, completou a técnica.

O enxadrista Matheus Garcett forma-se no ano que vem em Engenharia Ambiental na UFMS, mas confessa que precisava sair de pelo menos uma edição dos JUBs com medalha no peito. Ao lado de Guilherme Andrade, da mesma instituição, obteve o bronze na categoria geral masculino.

“Estou nos meus últimos anos, me formo em 2022 e estou muito feliz. JUBs é sempre um torneio muito forte, com atletas que jogam campeonatos na América do Sul e Europa, jogadores que já estiveram na seleção de base. Então, ganhar uma medalha para a instituição e para meu estado é bem gratificante”, disse o atleta de 24 anos, um dos contemplados pelo Bolsa Atleta, programa do Governo do Estado.

Nas coletivas, o futsal feminino da UCDB repetiu o feito de 2015 e colocou o estado como a segunda maior potência universitária do país no esporte da bola pesada entre as mulheres. A prata na primeira divisão veio após revés na final para a Universidade do Planalto Catarinense (SC), uma dos principais times da modalidade no mundo e que tem em seu elenco Amandinha, eleita sete vezes consecutivas a melhor jogadora de futsal do planeta.


Confira todos os medalhistas de Mato Grosso do Sul nos JUBs Brasília 2021:

OURO

Dalton Hian (UCDB) - 100m rasos T11 - Atletismo paradesportivo
Dalton Hian (UCDB) - 200m rasos T11 - Atletismo paradesportivo
Assíria Silva (UCDB) - até 53 kg - Wrestling (luta olímpica)
Amanda Leal (Estácio) - até 57 kg - Wrestling (luta olímpica)
Lívia Lima/Gabriel Matos (Unigran Capital) - Dupla mista - Tênis de mesa
Erick Taira (UFMS) - Karatê kumite - acima de 84 kg

PRATA

Maria Sabbo (UCDB) - Meio médio (até 63 kg) - Judô
Isac Bignardi (UCDB) - Leve (até 73 kg) - Judô
Luan Nantes (UCDB) - Ligeiro (até 60 kg) - Judô
Lívia Lima e Maria Tamaciro (Unigran Capital) - Tênis de mesa geral feminino
Gabriel Matos e Guilherme Chinem (Unigran Capital) - Tênis de mesa geral masculino
Unigran Capital - Handebol Masculino 3ª divisão
UCDB - Futsal feminino 1ª divisão


BRONZE

Karla Rocha (UCDB) - Pesado (acima de 78 kg) - Judô
Guilherme Chinem/Gabriel Matos (Unigran Capital) - Dupla Masculina - Tênis de mesa
Keterly Verão/João Andrade (Unigran Capital) - Dupla mista - Tênis
Matheus Garcett e Guilherme Andrade (UFMS) - Xadrez geral masculino
Unigran Capital - Voleibol masculino 3ª divisão
Unigran - Basquete masculino 2ª divisão