Sitiantes e indígenas voltam a entrar em conflito

DOURADOS AGORA


Sitiantes e indígenas voltaram a entrar em conflito em Dourados. Pequenas propriedades ao lado da aldeia Bororó e às margens da Perimetral Norte estão ocupadas desde 2014. Desde então o clima é de tensão na região.

Ontem, houve novo conflito. Imagens que circulam pela internet mostra uma suposta moradia indígena pegando fogo. Há várias casas construídas de lona ou madeira nos sítios ocupados, contudo, há tentativa de ocupações em terras vizinhas, sendo impedida pelos sitiantes, que contrataram segurança.

Equipe da Polícia Militar esteve no local, ontem, sendo recebida a pedradas por indígenas. Na tarde de hoje retornaram a região, acompanhados por policiais federais, mas o clima já é pacífico.

Conforme a PM, uma reunião foi agendada para quarta-feira que vem na Funai (Fundação nacional do Índio), com a presença da PM, PF e MPF (Ministério Público Federal).

Sitiantes que tiveram as terras ocupadas entraram com ação na justiça. O caso foi parar no STF (Supremo Tribunal Federal) e está parado.

Os indígenas dizem que as terras pertenciam aos seus antepassados. Os sitiantes se defendem dizendo que compraram as terras (alguns mais de 50 anos) e possuem escrituras.