Esportes
Dourados passa a comemorar o ‘Dia Municipal do Atleta Paralímpico’
A partir do ano que vem, a cidade de Dourados passa a comemorar o “Dia Municipal do Atleta paralímpico”. A festividade foi incluída pelo prefeito Alan Guedes no Calendário Oficial de Eventos do Município e será celebrado no dia 22 de setembro de cada ano. O projeto é de autoria do vereador Sérgio Nogueira e já entrou em vigor.
“Nosso intuito é homenagear os atletas paralímpicos que representam Dourados em competições regionais, nacionais e internacionais, superando todas as dificuldades existentes para aqueles que buscam viver do esporte no país”, ressaltou o prefeito Alan Guedes.
O vereador Sérgio Nogueira destacou que busca desenvolver diversos projetos em benefício de pessoas com deficiência. “Tenho dois filhos PcD e busco desenvolver projetos que ajudem toda a comunidade. Com isso, pensamos na data para homenagear, apoiar e divulgar o trabalho dos atletas paralímpicos, além de agir como uma ferramenta de inclusão das pessoas com deficiência”, ressaltou.
Este tipo de ação é importante para conscientizar a população sobre os meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade. Em Mato Grosso do Sul temos vários atletas PcD que foram destaque nas últimas Paraolimpíadas, como os campeões olímpicos Yeltsin Francisco Ortega Jacques nos 5.000 m de Campo Grande e Silvana Costa de Três Lagoas em salto em distância T11.
Atualmente, o Brasil é uma das nações com maior representatividade de desporto paralímpico, com excelentes atletas que são referências internacionais.
Esporte
Dourados é uma cidade que aposta no esporte, tanto que já sediou por dois anos consecutivos (2018-2019), o Festival Nacional Paralímpico. A ação aconteceu no Clube Indaiá e teve ampla participação de atletas e do público em geral. Em todo o país, 70 cidades foram selecionadas para sediar o evento. Mato Grosso do Sul contou com a participação de Dourados e Campo Grande.
Somente de Dourados teve a participação de 156 atletas, entre portadores de algum tipo de deficiência (visual, intelectual e física), bem como sem deficiência; 14 unidades escolares, 68 estagiários e 14 professores de Educação Física.