Visando preservar a história e a cultura de Itaporã, e impedir a demolição da Praça São José, vereador propõe projeto de lei

CORREIO DO MS


Por Redação

O vereador Gladstone Rafael (PSDB) protocolou na Câmara Municipal de Vereadores de Itaporã o Projeto de Lei nº 01, de 28 de janeiro de 2022, que dispõe sobre o tombamento da 'Praça Municipal São José' para o patrimônio histórico, cultural e natural de Itaporã - MS e dá outras providências.

Inaugurada em 10 de dezembro de 1.978, esta praça ao longo dos seus 43 anos transformou-se em objeto de orgulho e referência ao povo itaporaense, uma praça construída de forma elevada onde destaca-se pela colocação de uma pedra de 'Mármore Branco' no ponto mais alto da mesma, em simbolismo ao nome de Itaporã em tupi-guarani 'Pedra Bonita'.

O projeto impõe às estruturas de engenharia, arquitetura, bem como ao aspecto físico, ornamental e paisagístico, do espaço público da 'Praça Municipal São José', as restrições necessárias à preservação de sua configuração urbanístico-histórico original, não impedindo de forma alguma, obras de preservação e revitalização do espaço.

Gladstone relata em sua justificativa que uma das principais características do povo itaporanense é o forte apego às suas memórias históricas e culturais, a Praça São José foi o palco de importantes momentos para a vida das pessoas e também para a história de Itaporã.

O projeto de lei proposto pelo vereador segue para apreciação das comissões pertinentes da Câmara com posterior apreciação e votação pelo plenário da Casa de Leis.

Com a apresentação do projeto de lei de Gladstone Rafael, o prefeito de Itaporã Marcos Pacco (PSDB) anunciou recentemente a construção de uma nova praça no local ocupado atualmente pela praça São José, para tanto, a atual praça deverá ser demolida para dar espaço às novas estruturas anunciadas, segundo o prefeito, o governo do estado já garantiu recursos para tal obra.