Com indefinição do Cataratas, governo poderá assumir gestão do Aquário do Pantanal

Reinaldo Azambuja garantiu que o Aquário será entregue até o fim deste mês

CORREIO DO ESTADO


Em fase final de obras, a administração do Aquário do Pantanal segue indefinida. Isto porque o grupo Cataratas, que ganhou licitação para a gestão do local em 2014, ainda não decidiu se continuará na condução do ponto turístico.

Nesta quinta-feira (3), o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) afirmou que a empresa está dentro do prazo contratual para dar a resposta, mas, mesmo que decida entregar a administração, o cronograma será mantido.

Azambuja reafirmou que o Aquário será entregue até o fim deste mês.

“Com a Cataratas ou sem a Cataratas, eu posso dizer que o Aquário será entregue e vai administrado pelo estado momentaneamente ,se a Cataratas não assumir”, disse o governador.

Em fevereiro, equipe do grupo, que também administra  pontos turísticos no Paraná, Pernambuco e Rio de Janeiro, fez uma visita técnica ao empreendimento no mês passado, mas ainda não deram resposta ao governo.

“Eles vieram, mandaram equipe técnica recentemente, fizeram uma análise, mas o que eu posso garantir é que, contrapondo alguns que dizem que o Aquário não vai ser entregue, que o Aquário está praticamente pronto, tá todo ele já sendo modelado e terão grandes novidades no dia da inauguração”, afirmou Azambuja.

Ele não deu detalhes sobre as novidades, mas afirmou que serão sobre “outras funções” que serão dadas ao Centro de Pesquisa e Readaptação da Ictiofauna Pantaneira.

Aquário do Pantanal 

Com aproximadamente 19 mil m² de área construída, o Aquário do Pantanal conta com 33 tanques, sendo 23 internos e oito externos, além de um tanque de abastecimento e outro de descarte de efluentes, totalizando um volume de cinco milhões de litros de água.

É previsto que o local tenha 230 espécies de peixes, além de animais como jacaré e sucuri.

A construção do Aquário foi iniciada em maio de 2011, ainda na gestão do ex-governador André Puccinelli (MDB), com previsão de custar R$ 84 milhões.  

Todavia, diversos impasses e denúncias de mau uso de recursos públicos ocasionaram o atraso das obras e a elevação dos custos para mais de R$ 230 milhões.

Com aproximadamente 19 mil m² de área construída, o Aquário do Pantanal conta com 33 tanques, sendo 23 internos e 8 externos, além de um tanque de abastecimento e outro de descarte de efluentes, com um volume total de 5 milhões de litros de água.  

Os tanques externos já começaram a ser povoados no fim do mês de janeiro, com 230 espécies de peixes. Já os internos devem receber os animais a partir do dia 15.  

O espaço agora está em processo de maturação da água, que é a preparação necessária para a alocação dos peixes.