'O terror do INSS' faz 121 anos e recebe homenagem do governo: 'É uma bênção', diz ministro


Mais de um século de idade não é para qualquer um, não é verdade? A idade e o apelido de “o terror do INSS” renderam ao goiano Andrelino Vieira da Silva, que completou 121 anos no último dia 3 de fevereiro, homenagens na família e até de integrantes dos governos federal e estadual. Na segunda-feira (dia 7), o ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, o governador do estado de Goiás, Ronaldo Caiado, e o presidente do INSS, José Carlos Oliveira, apresentaram uma placa em homenagem a um dos mais antigos aposentados do INSS.

Por conta da Covid a reverência ao centenário foi feita à distância, por meio de vídeo. A placa foi entregue na casa do segurado, em Aparecida de Goiânia.

— O senhor não é “o terror do INSS”, o senhor é uma bênção para o INSS. Desejamos ao senhor Andrelino muitos mais anos de vida — disse o ministro em vídeo gravado ao lado de Oliveira e Caiado, no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia (GO).

O bolo de 121 anos que ganhou as redes sociais e acabou chamando a atenção do ministro foi encomendado pela neta do aposentado, a supervisora contábil Janaína Lemes de Souza, de 36 anos.

— Todo ano eu mando fazer um bolo para ele e, neste ano, um amigo viu na internet uma pessoa que fez um bolo dessa forma e me mandou dizendo: ‘É a cara do seu avô’ — disse a jovem ao portal G1.

Segundo Janaína, apesar da idade, o idoso está lúcido, faz a própria comida, gosta de dançar forró e, apesar de estar com Covid, tem sintomas leves. Ele mora sozinho em uma casa no mesmo terreno que parte da família.

— É um privilégio muito grande ter uma pessoa dessa idade na família para poder compartilhar histórias com a gente. Minha filha teve a oportunidade de ter um bisavô. Eu não tive. A gente valoriza todos os momentos. Ele viaja, vai a barzinhos, faz de tudo — afirmou ao portal.

O aposentado foi casado, teve sete filhos (cinco ainda estão vivos), tem 13 netos, 16 bisnetos e um tataraneto.

EXTRA