Esportes
Estudantes de MS garantem quatro medalhas em seletiva nacional de atletismo
Seletiva garante vaga de atletas nos Jogos Escolares Mundiais 2022, que acontece em maio na Normandia
ANA PAULA CHUVA / CAMPO GRANDE NEWS
Estudantes e bolsistas do programa Bolsa Atleta da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul) conquistaram quatro medalhas na seletiva nacional de atletismo da Gymnasíade – Jogos Escolares Mundiais. A competição foi realizada entre os dias 8 e 10 de março, em Aracaju, Sergipe.
Na disputa de lançamento de dardo (500 gramas), quem garantiu a medalha de bronze foi a estudante Isabela Rosa Santas, ao atingir a marca de 40,53 metros. Na mesma prova, só que no dardo de 700 gramas, o atleta indígena da Aldeia Amambai, Yuri Moreira Benites, ficou com o segundo lugar, atingindo 57,97 metros.
“É muito bom poder representar Amambai, o povo indígena e Mato Grosso do Sul. Dá muito orgulho também de mostrar que sou bolsista. A bolsa está ajudando não só eu, mas outros amigos que também estiveram em Aracaju. Eles estavam quase desistindo e agora estão muito felizes por isso', afirmou Yuri.
Além disso, na prova de salto em altura a atleta sul-mato-grossense Isabelly Gonçalves Rodrigues, garantiu o terceiro lugar chegando a 1,65 metro e na velocidade, Ana Laura Cordeiro conquistou também a medalha de bronze nos 800 metros rasos com o tempo de 2 min22s3.
A competição classificatória foi organizada pela CBDE (Confederação Brasileira de Desporto Escolar) e continua nos próximos dias. Ainda serão selecionados atletas do tênis de mesa (de 14 a 18 de março), judô e wushu (de 21 a 24 de março), xadrez (de 27 a 31 de março) e ginástica rítmica e natação (de 28 a 31 de março).
De acordo com a Fundesporte, a seletiva nacional garante vaga à Gymnasíade 2022, os Jogos Escolares Mundiais, prevista pra acontecer de 14 a 22 de maio, na Normandia, na França. O evento é realizado a cada dois anos e reúne mais de 100 países em cada edição. O Brasil é uma potência esportiva escolar mundial. É o único país do mundo a ficar entre os três primeiros colocados nas últimas edições: Brasília (2013), Turquia (2016) e Marrocos (2018).