Agronegócios
Novo programa vai monitorar agrotóxicos na bacia do Rio Formoso
DOURADOS AGORA/DA REDAçãO
Integrantes do Comdema (Conselho Municipal de Meio Ambiente) anunciaram a criação de um programa de monitoramento de agrotóxicos nas águas da bacia hidrográfica do Rio Formoso, em Bonito (MS). A medida foi tomada após a ONG Neotrópica do Brasil detalhar dados de relatório e reconhecer que níveis de agrotóxicos em rios estão muito abaixo do permitido pela lei. O relatório foi apresentado em reunião na última sexta-feira (26).
“Foi aprovada a criação de um programa de monitoramento de agrotóxicos nas águas da bacia hidrográfica do Rio Formoso, com possibilidade de expansão para os demais rios cênicos da região, para que ocorra de maneira contínua e permanente, com embasamento metodológico e científico mais robusto, que possa servir como verificação oficial de qualidade da água e utilizado para balizar políticas públicas de meio ambiente e saúde do município', explica a consultora técnica do Sistema Famasul, Tamiris Azoia. “Foi uma reunião em caráter extraordinário, de extrema importância para termos conhecimento pleno dos resultados. O Conselho tomou ciência do relatório somente por meio de matérias veiculadas na imprensa na última semana, e solicitou à instituição uma apresentação formal', explica.
De acordo com a consultora, ao contrário do que foi veiculado na semana anterior, os Rios Formoso e Prata, que são a espinha dorsal do turismo na região, não apresentaram traços de presença de agrotóxicos em nenhum dos pontos amostrados, em nenhum dos anos. “Esse fato, demonstra a consonância, sustentabilidade e responsabilidade das principais atividades econômicas do município: turismo e agropecuária', pontua.