CEO global do Carrefour se retrata: “Pedimos desculpas', afirma em carta enviado ao ministro Fávaro

Mapa confirma que recebeu formalmente a carta assinada pelo diretor-presidente do Grupo Carrefour, Alexandre Bompard.

COMPRE RURAL / ESCRITO POR COMPRE RURAL CONTEúDO


Foto: Alexandre Bompard, CEO global do Carrefour | Foto: Divulgação

“A declaração de apoio do Carrefour França aos produtores agrícolas franceses causou discordâncias no Brasil', começa Alexandre Bompard, CEO global do Carrefour, em carta de retratação enviada ao ministro da Agricultura, Carlos Fávaro.  

Segundo o dirigente, “na França, o Carrefour é o primeiro parceiro da agricultura francesa: compramos quase toda a carne que necessitamos para as nossas atividades na França, e assim seguiremos fazendo.' 

Para Bompard, a decisão do Carrefour França não teve como objetivo mudar as regras de um mercado amplamente estruturado em suas cadeias de abastecimento locais, que segue as preferências regionais de nossos clientes. “Com essa decisão, quisemos assegurar aos agricultores franceses, que atravessam uma grave crise, a perenidade do nosso apoio e das nossas compras locais', afirma no documento. “Do outro lado do Atlântico, no Brasil, compramos dos produtores brasileiros quase toda a carne que necessitamos para as nossas atividades, e seguiremos fazendo assim', completa. 

O CEO global da rede destaca saber que a agricultura brasileira fornece carne de alta qualidade, respeito às normas e sabor. “Se a comunicação do Carrefour França gerou confusão e pode ter sido interpretada como questionamento de nossa parceria com a agricultura brasileira e como uma crítica a ela, pedimos desculpas', enfatiza. 

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou o recebimento da carta de Bompard nesta terça-feira, 26.

Em nota, a pasta ressalta que o Brasil tem um sistema de rigoroso de defesa agropecuária, que posiciona o país como o principal exportador de carne de aves e bovina do mundo. O Mapa reitera ainda os elevados padrões de qualidade, sanidade e sustentabilidade da produção agropecuária brasileira.

“Por isso, o Mapa afirma que trabalha sempre no intuito de esclarecer os fatos para não permitir que declarações equivocadas coloquem em dúvida um trabalho de defesa agropecuária de alto nível e de uma produção de alta qualidade e comprometida com uma das legislações ambientais mais rigorosas do planeta', frisou o comunicado.

Mais cedo, o Grupo Carrefour publicou um comunicado oficial para esclarecer o apoio dado aos produtores agrícolas franceses, o que causou discordância com o setor no Brasil. Na nota, a empresa esclarece que nunca teve a intenção de confrontar as duas agriculturas e que a decisão tomada na França teve o objetivo de apoiar os produtores rurais do país em crise, sem alterar a estrutura de abastecimento local, que segue as preferências regionais dos clientes.

O Carrefour informa que vai continuar comprando carne dos produtores brasileiros e lamenta que a comunicação tenha sido recebida como questionamento da parceria com a produção agropecuária brasileira.

Fonte: Agro Estadão

VEJA TAMBÉM: Indicador do açúcar cristal se enfraquece Boi gordo e café em alta: oferta curta dispara preços Boicote ao Carrefour: “Temos mais de 90% de adesão', diz diretor do setor de alimentação de SP

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98. Ladrões roubam 15 armas e R$ 20.000 na maior fazenda de gado da região; Fotos Chuvas acima de 100 mm devem atingir duas regiões do país nesta semana Mapeamento feito pela Embrapa aponta áreas no PR com maior risco de catástrofes climáticas Ministra da Agricultura da França critica acordo UE-Mercosul: ‘Concorrência desleal’ Oferta controlada e demanda aquecida sustentam cotações do etanol Com investimentos estrangeiros, Paraguai quer transformar suas terras em Ouro Verde Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.