Distritos
Projeto para criar 'Dia do Careca' em Dourados será votado hoje na Câmara
DOURADOS AGORA
O projeto de Lei de autoria do vereador Tio Bubi (PSD) que tem como proposta criar no município de Dourados o ‘Dia do Careca’ entra em votação hoje na Câmara Municipal, e não no ano que vem. Na segunda-feira (11) os parlamentares recusaram votar o projeto que criava o ‘Dia do Hambúrguer’, do vereador e pastor Sérgio Nogueira (PSDB).
Produtor rural e com base em Macaúba, Tio Bubi estreou na Câmara em maio do ano passado ao assumir suplência da vereadora Daniela Hall, que deixou a vaga para assumir titularidade na Secretaria da Assistência Social na atual administração.
O texto do Projeto de Lei de Odon Anderson Ebenritter, nome do vereador, que será apreciado na sessão que começará às 15h30 traz os seguintes artigos:
Art. 1º. Institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município o Dia do Careca a ser celebrado, anualmente, no dia 14 de Março.Art. 2º Esta Lei entra em vigor após a data da sua publicação.
Em sua justificativa ao apresentar o projeto, Tio Bubi, cujo nome é Odon Anderson Ebenritter, mencionou que, “celebrado anualmente no dia 14 de março, o Dia Mundial do Careca pode até soar piada, mas é uma data real, criada com o objetivo de enaltecer homens e mulheres que assumiram a calvície'.
Ele continua: “Muitas são as pessoas que não se sentem bem por serem carecas naturalmente ou que ficam calvos ao longo da vida devido à alguma enfermidade, possam se sentirem homenageadas e exaltadas pois, não possuir cabelos está longe de ser um sinal de fraqueza. A calvície pode ser resultado de areata (fatores autoimunes), congênita, traumática, neurótica, medicamentosa, seborreica, etária, alérgica ou pela ausência de ferro na alimentação. Ela pode vir temporariamente ou ser naturalmente desenvolvida'.
Tio Bubi ainda justificou que “Por décadas, homens com calvície e/ou carecas eram diagnosticados com baixa autoestima, em grande parte por alimentarem percepções negativas a respeito de sua aparência. A situação se modificou nos últimos anos, especialmente com personalidades assumindo a careca e a calvície sem vontade de escondê-la'.
Com base nesses argumentos, o vereador encerrou a justificativa para a apresentação do Projeto de Lei: “Portanto, é justo e viável celebrar o dia do Careca para que as pessoas possam se sentir felizes e homenageadas“.
Hambúrguer barrado
Na segunda-feira (11) o vereador e pastor Sérgio Nogueira (PSDB) esteve em meio a chacota ao apresentar o “Dia do Hambúrguer'. Vários vereadores ocuparam a tribuna e falaram sobre o “desconforto' de votar o projeto.
Com teve pedido de vistas pelo vereador Marcelo Mourão (analisar melhor o texto antes de ser votado), Sérgio Nogueira terá a oportunidade de alterar o projeto. Olavo Sul (MDB) sugeriu que, ao invés da lei homenagear o produto hambúrguer, que fosse homenageado quem sobrevive da venda de hambúrguer ou de lanches em geral. Caberá a Sérgio Nogueira fazer adaptação do texto ou manter o modelo original para voltar ao plenário em votação.